2003 - 2007
A história do The Rasmus no Brasil começou por volta de 2003, ano em que foi lançado o álbum Dead Letters e quando a banda estourou internacionalmente com o hit In The Shadows. Naquela época, os fãs se movimentavam em torno do The Rasmus Brasil, comandado pela Geisa Teles, que foi a responsável pela criação do primeiro fã clube dedicado à banda no Brasil. Ela gerenciava uma comunidade no Orkut relativamente grande, que chegou a alcançar aproximadamente 12 mil membros.
Aquela comunidade servia como um local para interação entre os fãs, discussões e compartilhamento de informações. Logo depois, o TRBR também construiu um site, que se tornou a primeira fonte brasileira de conteúdos sobre a banda. Ele foi importante para unir os fãs quando o The Rasmus veio ao Brasil pela primeira vez, em novembro de 2006, com a turnê de Hide From The Sun. |
2008
Em 2008, durante a divulgação do álbum Black Roses, surgiram rumores de que a banda poderia retornar ao Brasil. Naquele momento, o antigo The Rasmus Brasil já não existia mais como um fã clube da banda. Então, Misael Beskow, que posteriormente formalizaria a fundação do nosso fã clube, percebeu que já não havia uma boa fonte de informações sobre a banda no Brasil e começou a pensar em como poderia trabalhar em conjunto com outros fãs para que pudessem mudar essa situação. |
2009
No início de 2009, a banda saiu em turnê pela Europa e América Latina e, infelizmente, o Brasil ficou de fora. Misael e alguns membros da comunidade no Orkut se uniram e decidiram planejar um site para compartilhar informações, divulgar a banda, criar eventos e reunir fãs de todo o país. Assim, em fevereiro daquele ano, Misael (Porto Alegre/RS), João Lucas Albuquerque (Caxias do Sul/RS), Lucía Reverdito (Porto Alegre/RS) e Dani Akira (Esteio/RS) criaram um grupo no MSN chamado The Rasmus Soldiers, onde discutiam sobre como organizar e realizar essas ações, enfatizando a construção do site.
|
VIAGEM PARA A ARGENTINA
Como não houve datas da turnê de Black Roses no Brasil, Misael decidiu ir a um show em Buenos Aires, na Argentina, em 29 de abril de 2009. O show foi uma experiência incrível, onde ele teve a chance de se encontrar com a banda e também compartilhar momentos únicos com os membros do fã clube argentino Live Promises. Assim, ele voltou motivado a fazer o melhor trabalho possível para montar o fã clube no Brasil, de modo que um dia pudesse compartilhar esses sentimentos com todos os fãs brasileiros em nosso país.
LANÇAMENTO DO NOSSO SITE
Nesse meio tempo, Daniele Souza (Belém/PA) e Jacqueline Costa (São Paulo/SP) - que atualmente é a presidenta do Soldiers - começaram a administrar o nosso perfil e a nossa comunidade no Orkut. O nome do nosso site e futuro fã clube, enfim, foi definido: The Rasmus Soldiers Brasil, inspirado pela música The Fight, do álbum Black Roses (2008). O site finalmente estava online no dia 27 de julho de 2009, data que consideramos como sendo a nossa fundação oficial e quando comemoramos o nosso aniversário.
2010
Após o lançamento da coletânea Best Of The Rasmus (2009), todos da equipe estavam determinados a investir mais no The Rasmus Soldiers Brasil, que na época era apenas um site de notícias sobre a banda. Infelizmente, os outros três fundadores do grupo no MSN não continuaram na organização do Soldiers. Mas isso não foi um revés, pelo contrário.
Logo no início do site, Fábio Masaki (Suzano/SP) colaborou durante algum tempo na seleção e tradução de entrevistas e notícias. Pouco depois, Lucy Tyska (Cachoeirinha/RS) entrou para o time, junto com o Misael. Ela foi a responsável pela criação da identidade visual, ajudou a criar o nosso logotipo e diversas outras artes. Agora, com o site bonito e organizado, os Soldiers estavam cada vez mais motivados! Além do site, a equipe decidiu criar uma página no Facebook para compartilhar notícias e atingir mais fãs. |
2011 - 2012
Em 2011, a comunidade The Rasmus Brasil no Orkut já não tinha mais movimentação e não era mais atualizada. Todos os usuários estavam migrando gradativamente para o Facebook. Jéssica Carvalho (Santo André/SP) então criou um fórum chamado The Rasmus Brasil Team, que funcionava como uma comunidade. Era um local para interação entre os fãs e compartilhamento de conteúdos.
Nosso fã clube, ainda pequeno, viu ali uma oportunidade de parceria, com o intuito de somar ao invés de dividir. Então, a equipe convidou Jéssica para unir o fórum ao Soldiers. Ela aceitou e passou a fazer parte do time. Jéssica começou também a organizar encontros de fãs em São Paulo, onde vários membros se reuniam para conversar e trocar ideias sobre a banda. |
LANÇAMENTO DO ÁLBUM "THE RASMUS" E DIVULGAÇÃO DE "I'M A MESS"
No início de 2012, quando a banda estava prestes a lançar o álbum The Rasmus, organizamos uma fan action juntamente com outros fã clubes latino-americanos. O projeto, chamado Latin America is waiting for I'm a Mess, consistia em um vídeo onde os fãs falavam das suas expectativas para o lançamento daquele single.
|
Logo em seguida, em uma entrevista para a Radio Aalto em fevereiro de 2012, Lauri e Aki mandaram um "olá" para os fãs brasileiros, atendendo a um pedido que havíamos feito pelo Facebook. Dessa forma, conseguimos chamar a atenção da banda pela primeira vez! A partir dali, o nosso fã clube começava a crescer.
|
PARTICIPAÇÃO NO LIVRO DO THE RASMUS HELLOFASITE
Ainda em 2012, participamos do projeto organizado pela equipe do fan site italiano The Rasmus Hellofasite, com o apoio de outros fã clubes do mundo todo, que consistia em traduzir as letras de todas as canções do The Rasmus para diversos idiomas, como forma de celebrar o Dia Internacional do The Rasmus, em 23 de novembro de 2012. No final, fãs de vários países enviaram suas contribuições e foi feito um livro de traduções, que foi entregue para a banda. Através do livro, o The Rasmus descobriu que ainda existiam fãs brasileiros e isso foi um passo importante em direção à nossa busca por visibilidade.
2013 - 2015
Em 2014, dois novos integrantes se juntaram ao nosso time: Nívea Raimondi (São Paulo/SP) e Juan Nascimento (São Vicente/SP). Com a chegada deles, passamos a organizar mais fan actions e a divulgar ainda mais nosso fã clube. O The Rasmus não estava produzindo conteúdo, então não houve muitas novidades nesse período.
|
2016
Em maio de 2016, a banda fez alguns shows na América Latina, mas novamente não vieram ao Brasil. Assim, alguns membros do nosso fã clube decidiram ir até a Argentina mais uma vez. A nossa principal meta era representar todos os fãs brasileiros e chamar a atenção da banda para nós. Criamos um uniforme personalizado para os Soldiers, levamos a bandeira com o nosso logo, além de muitos presentes e cartas enviadas pelos demais membros do FC que não puderam ir.
Graças aos nossos esforços e toda a ajuda do fã clube argentino Live Promises, conseguimos que a banda nos reconhecesse! Encontramos com os integrantes e conversamos com eles, onde conseguimos que o Lauri mandasse um "olá" aos fãs brasileiros por vídeo. Além disso, também pudemos ter acesso a um pocket show acústico do Eero. Toda essa jornada foi registrada posteriormente em um vídeo que publicamos no Instagram.
|
2017
No início de 2017, organizamos mais uma fan action: desta vez, pedimos que os fãs reagissem ao novo single Paradise. Os fãs brasileiros nos enviaram vídeos de como reagiram ao lançamento da música, compilamos todos, postamos no YouTube e enviamos para a banda. Eles viram e passaram a interagir ainda mais conosco no Facebook.
Nessa época a Jacqueline Costa, que já acompanhava e auxiliava o fã clube há um bom tempo, foi convidada oficialmente para se unir ao nosso time. Pouco tempo depois, Jacque trouxe Wender Silva (São Paulo/SP), que passou a contribuir no design e identidade visual do Soldiers. |
|
Ainda em 2017, às vésperas do lançamento do álbum Dark Matters, recebemos uma notícia bombástica: a Renata Penteado (Peruíbe/SP) - que além de assessora de imprensa também é muito fã da banda - nos informou sobre rumores de que pelo menos dois integrantes da banda viriam ao Brasil para divulgar o novo álbum. Ficamos extremamente felizes com essa possibilidade, que logo depois foi confirmada, e convidamos a Renata para fazer parte da nossa equipe também. Em agosto daquele ano, a banda nos enviou um vídeo onde diziam para os fãs brasileiros se prepararem pois eles estavam planejando fazer alguns shows no Brasil!
PROMO TOUR E MEET & GREET NO BRASIL
No dia 22 de setembro de 2017, Lauri e Aki desembarcaram em São Paulo para uma promo tour de divulgação do álbum Dark Matters. No dia 24 eles participaram de um Meet & Greet com 80 fãs, dentre os quais estava boa parte dos membros do nosso fã clube, obviamente! Naquele mesmo dia, nossa equipe teve a honra de ser convidada para fazer uma entrevista exclusiva com Lauri e Aki. Durante o encontro, os dois reafirmaram o compromisso de que voltariam no ano seguinte para um show em solo brasileiro, finalmente. Nossa meta de conseguirmos um show no Brasil estava perto de acontecer e iríamos lutar por ela, com unhas e dentes!
2018
Em junho de 2018, fomos surpreendidos pela melhor notícia que poderíamos receber: após 12 anos de espera, a banda finalmente faria um show no Brasil outra vez! A partir desse anúncio, nossa equipe se mobilizou para contribuir no que fosse preciso para a realização do show: além de movimentar os fãs, nos colocamos a disposição da produtora para a divulgação do evento.
O tão aguardado retorno do The Rasmus aos palcos brasileiros aconteceu no dia 11 de novembro de 2018, na casa de shows Tropical Butantã, em São Paulo. O show fez parte da turnê do album Dark Matters (2018). Jacqueline Costa, presidenta do nosso fã clube, foi convidada a subir ao palco para cantar a música Rakkauslaulu com a banda. Após quase 10 anos de trabalho, nossa principal meta foi atingida!
|
|
2019
Em julho de 2019, completamos 10 anos de The Rasmus Soldiers Brasil! Além disso, em dezembro daquele ano, o The Rasmus completou 25 anos de carreira. Para comemorar ambos os aniversários, organizamos uma nova fan action: criamos um vídeo em que os fãs declararam o que a banda significava para eles nesses 25 anos e o Soldiers, na última década. Após 10 anos de serviços prestados ao Soldiers, Misael precisou se afastar das funções no staff por 1 ano (retornando na segunda metade de 2020). Também em 2019, devido às saídas da Jéssica, do Juan e da Nívea, recebemos três novas integrantes na nossa equipe: Amanda Benevides, Mari Machado e Neide Potye (que se afastou algum tempo depois).
2020 - 2023
A partir de 2020 e durante toda a pandemia, o nosso enfoque na interação com os fãs passou a girar em torno do Instagram com a divulgação de notícias e conteúdos sobre a banda. Assim, aos poucos passamos a deixar de nos reconhecer enquanto um fã clube tradicional (com cadastro de fãs, por exemplo).
Para marcar essa mudança, começamos a nos denominar como um fan network: ao mesmo tempo um portal (informação) e uma rede de fãs (conexão) do The Rasmus no Brasil. Em 2021, lançamos um novo design para o nosso Instagram, o qual tornou-se mais informativo com lançamentos, entrevistas e lembrança de datas importantes na história do TR, buscando assim trazer mais curiosidades sobre a banda. |
No dia 22 de maio de 2023, parte da nossa equipe esteve presente no show que a banda fez em Buenos Aires, na Argentina, como parte da turnê do álbum Rise (2022). Mais uma vez, a banda infelizmente não veio ao nosso país. Naquela ocasião, o The Rasmus mandou um recado em vídeo para os fãs brasileiros se desculpando por não terem vindo ao Brasil com aquela turnê e prometendo voltar ao nosso país na próxima, talvez em 2025. Vamos torcer muito para que isso se concretize!
2024
Em julho de 2024 o The Rasmus Soldiers Brasil completou 15 anos de existência! E em novembro desse ano, o The Rasmus celebra os seus 30 anos de carreira. Para marcar essas duas datas, mais uma vez demos uma repaginada no visual e atualizamos os conteúdos do nosso site e das nossas redes sociais, com novas cores e um novo design que evocam mais vivacidade, confiança, charme, amor e inspiração. Mas a nossa essência continua a mesma: manter os fãs brasileiros do TR atualizados sobre tudo de importante que acontece com a nossa banda favorita - assim como viemos fazendo nos últimos 15 anos!
Gostaríamos de agradecer a todos que fizeram parte do nosso staff e foram responsáveis pelo nosso sucesso. Sem vocês, não teríamos chegado tão longe!
muito obrigado!!!
Importante:
Leia a nota contra intolerância e discursos de ódio em nossas redes sociais, que publicamos no dia 02 de janeiro de 2017.